A Agenda Rio das Pedras 2030 foi desenvolvida em uma das maiores favelas do Rio de Janeiro, marcada por grandes desafios socioeconômicos e climáticos. A favela que teve um crescimento significativo nos últimos anos e segundo o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, Rio das Pedras foi descrita como a terceira maior favela do país, com um total de 27.573 mil domicílios. Foi nesse contexto que a organização da Agenda enfrentou o desafio de conseguir debater propostas mantendo os de escuta ativa, na criação e fortalecimento de redes, democratização de dados e valorização cultural do local.
Bruna Neres, Eloisa Santiago, Erika Alves, Vinicius de Luna e Victória Farias, coordenaram a construção dessa Agenda, que buscou entender as necessidades específicas do território, garantindo principalmente que a publicação respondesse às questões climáticas, de moradia, segurança e memória de Rio das Pedras. Bruna, uma das coordenadoras da Agenda, compartilhou sobre um dos maiores desafios enfrentados pelo coletivo durante a construção da publicação.
“O desafio que a gente enfrentou na construção da Agenda, primeiro, seria a disputa territorial, que envolve a segurança do local. Isso influenciou muito na própria temática e assuntos abordados na Agenda. Esse foi um grande desafio de como a gente discute os problemas do Rio das Pedras sem enfrentar de alguma forma esses grupos. E um desafio interno foi no processo da escrita das propostas. A responsabilidade de escrever sobre o que a gente estava se propondo a fazer, sistematizar os encontros e as oficinas que a gente fez, propor políticas. Para você escrever, refletir e construir as escritas e propostas precisa de um tempo de reflexão. Foi bem complexo”, compartilhou a coordenadora.
A Agenda Rio das Pedras foi dividida em quatro eixos, que são: Planejamento Urbano; Educação e Recuperação Ambiental; Saneamento Básico; Cultura e Lazer. Cada eixo apresenta duas propostas, totalizando oito políticas públicas que projetam um futuro para a favela de Rio das Pedras. Além disso, é apresentado o processo de escuta ativa e construção coletiva da Agenda, o contexto histórico de Rio das Pedras e a divisão geográfica do território. Baixe a Agenda Rio das Pedras 2030 para saber mais.