Carla Rio: O samba do Recife com alma carioca

Nascida no Recife, capital de Pernambuco, Carla Rio é filha do compositor Alírio Moraes e irmã do cantor André Rio. Sua vivência musical começou aos 10 anos de idade e seu talento foi se manifestando quando brincava de cantar para sua família em troca de aplausos.

Já na fase adulta, Carla se dedicou ao estudo a exemplo da família, tornando-se advogada e abdicando da carreira de artista por alguns anos. Em 2015, após o convite para a turnê Viva Pernambuco, Carla reacendeu a chama da música em sua vida e, desde então, se divide entre a música e o direito.

“O Rio sempre abraçou meu samba e, por conta disso, tive a oportunidade de cantar nas melhores rodas, como Cacique de Ramos, Samba do trabalhador, Beco do Rato, Carioca da Gema, Estácio, Portela, Bar do Zeca, Bar da Alcione, dentre outros lugares que me receberam com muito carinho e respeito.” Conta Carla.

Em 2017, lançou o seu primeiro álbum, intitulado “De Olho No Samba”, produzido por Saymon Luiz e com direção musical de Chrigor Lisboa, ex-Exaltasamba. O CD ganhou o prêmio da Música Pernambucana, na categoria de melhor CD do gênero samba, em 2018. Além de Pernambuco, a atuação da artista entra no eixo Rio-São Paulo, com apresentações em várias ocasiões, como no Teatro Rival e bares tradicionais do samba carioca.

Entre 2015 e 2024 vários foram os trabalhos desenvolvidos, a exemplo de participações no Galo da Madrugada, no Festival de Inverno de Garanhuns, do Carnaval e do São João do Recife e de Pernambuco, Projeto Viva Pernambuco e o lançamento de vários álbuns e single.

Um dos trabalhos com um importante destaque foi o lançamento do single “Nem Troco, Nem Dou”, gravado em parceria com o cantor carioca Dudu Nobre. A canção é de autoria com contribuição do seu diretor musical e cavaquinista, Alceu Maia.

No samba “Não Troco, Nem Dou” Carla Rio conta uma história de superação, de não se conformar com pouco, com migalhas, isso se aplica a qualquer coisa, inclusive ao amor. Destaca também um sentimento de libertação e empoderamento, mostrando que os aprendizados da vida fez aprender a não se deixar levar e aceitar uma conversa qualquer.

“O que me encanta no Rio é a sua resistência, pra não deixar o samba morrer, sua resiliência e a leveza e a alegria dos cariocas. Quando preciso beber da fonte, vou sempre ao Rio. Não é a toa que o Redentor está de braços abertos!” Ela conclui.

A música é mais um trabalho em que Carla Rio apresenta um gingado dançante e uma letra com trocadilho e termos populares, como “maré mansa”, “água na canela”, “perder a cabeça” e “caô”. Na canção, ela faz um diálogo com Dudu Nobre, usando muitos desses termos numa interpretação bem entrosada e cheia de energia.

“Nos meus trabalhos gosto de contar sobre a vida como ela é, seguindo uma linguagem simples e que dialoga com todas as classes. É assim que gosto de compor minhas canções, cheias de vida e proximidade. Tudo casou muito bem nessa interpretação ao lado do meu compadre Dudu Nobre”, ressalta Carla.

Gravado e mixado no Estúdio EME, no Rio de Janeiro, o single Não Troco, Nem Dou conta com a mixagem e masterização de Lucas “Tuta” Macedo, direção de Alceu Maia, produção geral da CR Produções e produção executiva de Anderson Souza Leão.

Siga-nos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie em nossos espaços.

Formato (365 x 270 px)
Últimos posts
Categorias

Receba atualizações

Envie seu e-mail para receber nossas publicações mais recentes.