O economista belga Gunter Pauli, conhecido por ser o criador do conceito de Economia Azul, lançou o livro “Envigorando o Rio de Janeiro”, com o objetivo de apresentar soluções inovadoras e sustentáveis para o estado. Com 12 projetos, a obra oferece propostas práticas para impulsionar uma economia competitiva que, ao mesmo tempo, recupera os ecossistemas e resolve questões sociais urgentes. O livro, lançado recentemente na Casa G20, em Ipanema, propõe um novo olhar sobre os recursos naturais do Rio, desde o uso de florestas até novas economias marinhas, passando pela economia energética e alternativas ao comportamento do consumidor.
A obra também explora a capacidade do Rio de Janeiro de liderar iniciativas de desenvolvimento sustentável e criar modelos de negócios regenerativos. A publicação foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e o Instituto Nacional do Meio Ambiente (INEA). Após o lançamento, o material será disponibilizado gratuitamente no site da SEAS, permitindo acesso livre ao público.
Gunter Pauli, que também é autor do best-seller “A Economia Azul”, ressalta que o estado do Rio tem um grande potencial para adotar práticas que integrem a recuperação ambiental com a promoção da justiça social, além de destacar a importância de cidadãos criativos e ousados para fazer essa transformação acontecer. A obra tem o objetivo de inspirar uma mudança significativa na forma como o Rio pode se desenvolver de maneira sustentável e equilibrada.
Se você está interessado em temas como inovação, sustentabilidade e economia verde, “Envigorando o Rio de Janeiro” é uma excelente dica de leitura no Portal Amor Pelo Rio.
Para acessar a edição digital do livro, clique no link da Fundação ZERI Brasil: Fundação ZERI Brasil – “Envigorando o Rio de Janeiro”