A chuva chegou com força no estado do Rio de Janeiro no final desta quinta-feira, 24 de outubro, deixando o estado em alerta para mais temporais. A situação se agrava com acumulados significativos de chuva e a previsão de ventos fortes. Durante a tarde de quinta-feira, fortes rajadas de vento e pancadas de chuva já causaram mortes e transtornos na Região Metropolitana.
Acumulados de chuva na quinta-feira 24/10/24
- Petrópolis (Pedro do Rio): 41,5 mm
- Barra do Piraí (Defesa Civil): 40,6 mm
- Japeri (Parque Gandu): 37,8 mm
- Paty do Alferes (Lot. Novo Arcozelo): 37,6 mm
- Angra dos Reis (Praia de Garatucaia): 36,5 mm
- Itatiaia (Centro): 29,2 mm
- Rio de Janeiro (Vigário Geral): 28,0 mm
- Seropédica (Santa Sofia): 28,1 mm
- Barra Mansa (Vila Orlandélia): 28,0 mm
- Vassouras (Centro): 27,6 mm
- Pinheiral (Centro): 25,2 mm
- Petrópolis (Vale do Cuiabá): 21,6 mm
- São Gonçalo (Pita): 21,6 mm
- Cachoeiras de Macacu (São Francisco de Assis): 20,8 mm
Tragédia em Nova Iguaçu e transtornos na mobilidade
Os temporais causaram graves impactos na infraestrutura e resultaram em uma tragédia na Baixada Fluminense. Durante um vendaval em Nova Iguaçu, o muro de uma obra da Cedae desabou, deixando três operários mortos. O transporte também foi afetado na Ilha do Governador, onde o Navio Mercante Abreu e Lima estava em reparos e foi atingido pelas rajadas de vento.
Previsão para sexta-feira: mais alerta para temporais
A chegada de uma frente fria reforça o alerta para chuvas intensas e ventos fortes em todo o estado nesta sexta-feira. As rajadas de vento poderão variar entre 51 e 70 km/h em boa parte do estado, com destaque para a faixa sul, onde as rajadas podem atingir até 90 km/h.
Chuva persistente durante o final de semana
O deslocamento lento da frente fria manterá o tempo instável ao longo do sábado e domingo no estado do Rio de Janeiro. A previsão é de chuva constante em todo o estado, com acumulados que podem variar entre 40 e 60 mm durante o final de semana. A persistência da chuva e os ventos fortes mantêm o estado sob alerta para novos transtornos e riscos em áreas urbanas e de encosta.
Mais detalhes da previsão para o RJ com a meteorologista Hana Silveira
Por: Guilherme Borges
Fotografia: ClimaTempo