Prefeitura do Rio e Onbus deixam carioca mais informado

Cerca de três milhões de pessoas serão impactadas, por dia, com as informações disponibilizadas pelo Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio)

Por Manu Souza | Imagem: Divulgação

Inaugurado em 31 de dezembro de 2010, o Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio) foi estruturado com o objetivo de antecipar soluções e minimizar ocorrências de grande impacto na cidade, como chuvas fortes, deslizamentos e acidentes de trânsito com reflexos na mobilidade urbana. O complexo usa tecnologia de ponta para receber e analisar as informações em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Para potencializar ainda mais a eficiência do projeto, na manhã desta quinta-feira (03), a Prefeitura do Rio de Janeiro, firmou um convênio com a empresa de mídia out-of-home (mídia externa) Onbus, com o objetivo de disseminar as informações relevantes para o cotidiano do cidadão. A ação irá dinamizar questões do dia a dia relacionadas à mobilidade urbana e mudanças climáticas.

Responsável pela operação de quase mil telas em ônibus do BRT, englobando todas as regiões da cidade – zonas Sul, Norte e Oeste – com destaque para terminais estratégicos como Alvorada, Campo Grande, Deodoro, Santa Cruz, Recreio, Jardim Oceânico, Paulo da Portela e Fundão, entre outros pontos de grande fluxo, a expectativa da Onbus é que o alcance diário seja de três milhões de cidadãos.

“A Onbus tem como propósito transformar a experiência dos passageiros e contribuir com a cidade. Estar ao lado do Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio reforça nosso compromisso com a informação em tempo real e o serviço público. É estar onde a cidade pulsa, conectando pessoas e a gestão urbana”, explica o CEO da Onbus, Ricardo Espírito Santo.

A novidade vai permitir que as pessoas sejam atualizadas, em tempo real, sobre situações que impactam diretamente em seus dias, permitindo um maior planejamento da rotina. Mudanças de estágios operacionais, alterações no Protocolo de Calor, interdições, acidentes, acionamento de sirenes em dias de chuvas fortes, dicas de prevenção e avisos de ressaca são algumas das notícias que serão oferecidas pelo COR-Rio nas telas da Onbus.

“Cidadãos informados de maneira ágil e direta em situações de crise criam uma grande rede de resiliência. Consequentemente, essa parceria com a Onbus se torna de grande valia. Nos permite chegar até o cidadão com uma importante informação cada vez mais rápido sem que o carioca precise realizar qualquer tipo de busca”, comemora o chefe-executivo do COR-Rio, Marcus Belchior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *