Mauro Osório pensa o Rio de Janeiro, eu acredito, o dia todo. todas as horas; todos os momentos e faz isso com competência técnica. Eu conheci o Mauro em 2000 ou 2002, quando começamos a organizar a campanha eleitoral daquele ano. Estive com ele para iniciar a elaboração de uma proposta de governo. Em 2005, nasceu o Rio Nacional, Rio Local. O Amor pelo Rio tem o prazer de indicar a leitura.
O livro “Rio Nacional – Rio Local: Mitos e Visões da Crise Carioca e Fluminense” analisa a dinâmica econômica, social e política do Rio de Janeiro, principalmente após a transferência da capital federal para Brasília em 1960. O autor utiliza o conceito de “marco institucional” para explorar como as políticas públicas e visões econômicas da época não conseguiram enfrentar os desafios impostos pela mudança. A obra aborda a história da cidade e seu papel no cenário nacional, além de tratar das especificidades e impactos da crise que afetou tanto o Rio de Janeiro quanto o estado do Rio de Janeiro.
Publicado pelo Senac Rio em 2005, o livro é uma referência para quem deseja entender as relações históricas, políticas e econômicas que moldaram a cidade e seu entorno ao longo do século XX. Com 296 páginas, a obra combina uma análise detalhada com um olhar crítico sobre as estratégias de desenvolvimento e os desdobramentos institucionais que influenciaram a região.
Para quem deseja se aprofundar na temática, o livro está disponível para compra no site do Senac Rio por R$ 69,00 e em bibliotecas como a Minerva, da UFRJ. Mais informações podem ser encontradas em:
Busca Integrada UFRJenac.br/editora/livros/comunicacao-e-artes/rio-nacional-rio-local-mitos-e-visoes-da-crise-carioca-e-fluminense) e aqui.