Quando pensamos na história que permeia o #RiodeJaneiro, logo nos vem à mente os casarões da Lapa e a lenda da bruxa do Arco do Teles. E quem pensaria que o #RioAntigo vai muito além do circuito centro-Praça XV? Ora pois! A temporada de verão do Meu Pedaço do Brasil chega para explorar a história do Rio de Janeiro para além do óbvio.
No episódio Rio Antigo, Bruno Barros visita um quilombo localizado no fervo de Jacarepaguá e, entre acarajé e passos de Jongo, vai descobrindo, num bate-papo bem pé no chão, como as tradições quilombolas são mantidas em zona urbana em pleno século XXI.
Mas claro que quando o assunto é Rio Antigo, a Família Real brasileira não pode ficar de fora. Por isso, o Programa foi até a Quinta da Boa Vista, antiga residência da Família Real, para ver de perto o “pequeno jardim” onde D. João passeava. Brincadeiras à parte, o espaço tem muita história e quem nos conta, contextualizando com a atualidade, é o geógrafo Rafael Winter. Já as tretas da Corte, com aquele toquezinho tropical, essas ficam por conta do jornalista Rafael Gomide.
E já que o Programa é sobre #turismodeexperiencia , Bruno Barros dá um rolê pela Rua do Lavradio descobrindo com o historiador César Ornellas a importância desse pedacinho de chão para o Brasil de priscas eras. Claro que ele não ia deixar de dar aquela passadinha na Feira do Rio Antigo para prosear com os vendedores locais e fazer umas comprinhas básicas.