O Rio de Todos os Brasis

Por: Jackson Vasconcelos

E aí minha gente do Amor Pelo Rio, tudo bem?!!!

No próximo dia 5 de junho, nós completaremos 4 anos sem Carlos Lessa, o economista magnífico que eu trago aqui para esse espaço dedicado à valorização da marca Amor Pelo Rio, representada por uma cidade que tem o mesmo nome, representada por um Estado que tem tantas outras cidades, mas que também tem o nome de Estado do Rio de Janeiro e por uma gente, cariocas e fluminenses e apaixonados. Carlos Lessa era de tal forma apaixonado pelo Rio de Janeiro que construiu uma obra. O livro é o mais completo sobre a cidade do Rio de Janeiro. O Rio de todos os Brasis. Disponível na Amazon. Carlos Lessa, certamente sentindo tendo o mesmo sentimento de todas as pessoas que amam o Rio de Janeiro, ele chamou o livro de uma reflexão em busca da auto estima. Ou seja, ele sabe que o carioca e as pessoas que amam o Rio começaram a perder a auto estima em razão do amor por uma cidade que sempre se apresenta ao mundo com notícias muito negativas.

Carlos Lessa resolve isso nessa obra. É um livro com mais de 400 páginas. Conta toda a história do Rio de Janeiro, desde o momento em que o Rio de Janeiro era capital da colônia. E ele vai mostrando as razões do Rio de Janeiro ter perdido importância econômica, cultural e etc. E há um capítulo específico sobre isso que eu deixo aqui como indicação a principal peça da obra. A perda da centralidade, carlos Lessa traça um caminho muito interessante, mostrando que o Rio de Janeiro vem perdendo importância. Ele abre o capítulo dizendo o seguinte:

“Após as décadas douradas, o rio perdeu progressivamente o prestígio em processo, cujo início foi a transferência da capital para Brasília, em 1960, marco de uma evolução política institucional, sob certos aspectos ainda inconclusa. No preâmbulo desse processo foi quase imperceptível a erosão da importância. Os contemporâneos não se advertiram desse risco. Nos anos 60, a produção cultural do Rio, Bossa Nova, Cinema Novo, etc, teve um momento de brilho excepcional, que foi a visita da saúde e o prestígio”

já iniciado o seu declínio progressivo. E ali ele vai caminhando, mostra como é que todo o processo vai acontecendo. Fala da industrialização, fala dos distritos industriais. Vale a pena ler e eu deixo para vocês aqui no Amor Pelo Rio, a dica de leitura desse livro. Quando você pega um tijolo, quando você começa a ler, você tem vontade de não parar mais. Você vai até o final entendendo o que aconteceu e o que tem acontecido com o Rio de Janeiro. E Carlos Lessa apresenta as alternativas de saída desse processo de declínio da cidade do Rio de Janeiro. Declínio que vem de longe e que ninguém até hoje conseguiu entender para interromper. Valeu gente! Tendo novidades aqui para o canal, eu voltarei para vocês.

Um abraço grande e tudo de bom. Tchau!

Siga-nos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Respostas de 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie em nossos espaços.

Formato (365 x 270 px)
Últimos posts
Categorias

Receba atualizações

Envie seu e-mail para receber nossas publicações mais recentes.